segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Beagles e o medo da liberdade


Todo mundo já deve ter visto o vídeo acima onde beagles, que tinham sido utilizados como cobaias durante toda a sua vida, finalmente têm uma chance de provar a liberdade. E aí se segue a clássica cena dos animais com a gaiola aberta hesitando por alguns momentos sem conseguir entender que estão livres e que eles podem sair daquela gaiola e experimentar outro ambiente.


Sempre que me deparo com esse tipo de cena eu me pergunto se a humanidade não age do mesmo durante boa parte do tempo? Eu pelo menos acredito que sim, pois por mais que algumas vezes estejamos aprisionados numa determinada situação sempre tem uma porta aberta para que saiamos dela. O problema, a maioria das vezes, não reside no fato de enxergar ou não essa saída, mas no medo de utilizá-las.Tudo por não sabermos o que fazer com a nossa liberdade.

3 comentários:

Rachel Chagas disse...

Eu aluguei, Planeta dos Macacos - a Origem, hoje. Ainda vou assistir... Pelo que vi no Trailer, eles superaram o tempo que ficaram preso, mas acho que o animais, racionais ou, não, no geral, não sabem lidar com a liberdade.
Um exemplo foi o de um cara, que não me lembro o nome, e não sei bem a que foi preso, mas injustamente. Quando veio a sair, acho que 19 anos depois, provado sua inocência, no dia em que iria receber sua indenização, veio a falecer.
Medo de tentar a vida novamente? Pensamento de poder ir em paz uma vez provada sua inocência, só falta isso? não seria fácil sua adptação à sociedade? A gente nunca vai saber...

Ricardo Chicuta. disse...

Já tinha visto o vídeo e só não chorei porque sou macho para caralho.
Quanto a analogia acho que é até saudável esse medo de experimentar o desconhecido,senão sairíamos fazendo qualquer merda por aí;Mas claro que medo sempre deve ser dosado com coragem.

Leonardo Xavier disse...

Rachel, eu vi esse caso por alto na mídia. Realmente, o Estado ferrou com a vida de um cara inocente.

Chicuta, eu também acho que homem que homem não chora... algumas vezes os meus olhos transpiram devido ao calor do momento! kkk! Eu acho que o medo de experimentar algo novo é normal, mas algumas vezes eu me surpreendo com o como as pessoas são apegadas ao conforto de certas situações, mesmo quando elas não são boas.