sábado, 26 de junho de 2010

Eu Acredito em ETs!

ETs Extraterrestres

Eu acredito em ETs! Mentira! Eu não acredito em ETs coisa nenhuma. Como que eu vou acreditar em algo que eu nunca vi, mas eu acredito que existe uma possibilidade de existirem outras formas de vida em outros planetas. No entanto, até hoje ninguém efetivamente encontrou nenhum habitante de outro planeta e nem tampouco nenhuma evidência da sua existência (não me venham com as teorias da conspiração a respeito do caso Roosevelt, ET de Varginha e blabla-blah!) e portanto acreditar na existência deles seria um ato irracional e ilógico.


Arriscaria ir além e dizer que se por acaso aparecesse um indivíduo dizendo ter sido escolhido por uma raça de alienígenas para trazer alguma mensagem para o resto do planeta garantindo que os ETs falam diretamente com ele e que ninguém mais pode vê-los, provavelmente você iria chamaria esse indivíduo de doido e não ia levar a sério nada do que ele disse. Tudo bem, nem todo mundo por que tem gente para tudo nesse planeta.


No entanto, eu acho estranho quando tentamos usar a mesma lógica para as religiões. Algumas pessoas passam a olhar torto para você, elas acreditam num Deus que tem as mesmas evidências racionais para existir do que os ETs. Até hoje não há nenhuma evidência razoável da existência divina, nem de espíritos. As pessoas que dizem tê-los vistos em geral não conseguem mostrá-los para pessoas normais, ou seja, que não são aqueles médiuns escolhido pelas divindades como meio de comunicação. E o estranho é como essas pessoas não são tomadas por doidas, na verdade os judeus pareciam estar evoluindo quanto a este ponto quando pregaram um nazareno na cruz, mas aparentemente o serviço foi mal feito, pois sujeito escapou e voltou três dias depois.


Eu nem questiono o fato das pessoas terem suas crenças e acreditarem na existência de uma divindade suprema. Pode até ser que exista um Deus, eu só não acredito que ele tenha dado as caras até aqui. No entanto o que eu nunca consegui entender nas pessoas religiosas é como na maioria das vezes, elas parecem não conseguir suportar a idéia da existência de pessoas que não acreditam em uma divindade. Curiosamente, eu acho até interessante como elas até aceitam que as pessoas acreditem divindades distintas das suas, no entanto parece haver dificuldade aceitar que uma pessoa que não acredite na existência de uma divindade.


Enfim, eu faço minhas as palavras do Fernando Pessoa, expressas através do Alberto Caeiro:


Não acredito em Deus porque nunca o vi.
Se ele quisesse que eu acreditasse nele,
Sem dúvida que viria falar comigo
E entraria pela minha porta dentro
Dizendo-me, Aqui estou!”

12 comentários:

- sáminina. disse...

Eu acho que as pessoas olham torto pra quem nao tem religião porque a religião em si é uma questão cultural né cara. Concordo quando você diz que tanto ETs quanto Deuses nasceram do nada. E nasceram mesmo. Mas o fato de acreditar ou nao em ETs nao se tornou uma característica cultural, como uma religião. Acho que isso é que diferencia uma coisa da outra.

Leonardo Xavier disse...

Eu sei que é uma questão cultura, mas o meu porém a intolerância com as pessoas não religiosas. Eu já fui chamado de irreverente, revoltado e até de doente por não acreditar em entidades místicas cuja existência é bastante questionável.

Daniela Ramalho disse...

Sim, muitas pessoas têm dificuldade em respeitar quem não acredita e às vezes dizem mesmo que se não acreditamos vamos arder no inferno :p como se não acreditar fosse a mesma coisa que ser uma má pessoa ou alguém que merece ser castigado. É triste, mas é verdade.

Mônica Wesley disse...

Golllllllllllll! o/

Lais Castro disse...

Eu acredito em ETs! He he he!

S. disse...

e eu atropelo gnomos.

Rachel Chagas disse...

Eu acho que devemos acreditar naquilo que nos faz sentir mais seguros, mais felizes, ou até mesmo mais capazes de fazer algo que achamos não poder concretizar ou, alcançar (felicidade, um amor, um emprego, paz, um mundo melhor, sei lá, o que for).
Somente não acho possível que não nos agarremos a algo que acreditamos sempre que nos encontramos em alguma dificuldade. Seja em Deus, seja em orações, seja em nossos pais, seja em si mesmo... Cada um faz suas escolhas, baseado naquilo que acredita. Cada um agradece àquele ou, àquilo que ache necessário e, ninguém tem nada a ver com isso!

Simples assim...

Leonardo Xavier disse...

Rachel é bem por aí a idéia, o texto pode parecer radical e tudo mais, mas idéia era mostrar de como de uma pessoa de fora de uma sociedade religiosa, pode achar estranho tudo isso que culturalmente eles acham habituais.

Não é minha intenção sob hipótese nenhuma querer tirar ninguém das suas religiões. Eu acho que idéia é bem parecida com culinária. Se você mostrar a um indiano que a gente como carne de vaca eles vão nos achar um bando de bárbaros, assim como nós achamos nojentas alguns iguarias asiáticas que envolvem insetos, serpentes, cães, etc.

Nilton Souza disse...

Coitado do Fernando Pessoa... Famooooso né... Será ele acredita no amor ? Nos aromas ? Nas alegrias ? Será que ele já esperimentou a deliciosa sensação de arrepiar-se ao ouvir uma bela musica ? Será que já parou para admirar uma bela flor ?
Nilton Souza

Anônimo disse...

Eu acho pretensão demais do ser humano imaginar que é o único em um universo tão grande. Uns falam sobre "condições de vida" em outro planeta. E quem disse que os outros possíveis seres necessitam da mesma atmosfera que nó para existir? Este final de semana, mesmo vi alguns vídeos que Cientistas da NASA não conseguem dar uma explicação para o fato "mostrado". Eu também nunca vi um, mas acho muita pretensão imaginar-se único em um universo tão grande, com milhões de possibilidades.

Anônimo disse...

deus pasarar a existir na vida de quem nao credita,quando vcs pssar por uma grande aprovaçao que nenhum ser humano possa resolver.ai deus pasarar a existir.sobre os ets nao acreditava ate que a semana passada eu e meu esposo acordamos com varias luzes coloridas no nosso quarto,abrimos a porta so vimos nossos cachorros,meio abestalhados e olhe qui sao agresivos,ja estar fazendo 2 semana que meu filho estava vendo dvd,derepente a tv começou chuviscar e um barulho horroso,ele ficou com muito medo,moramos em uma granja nao temos vizinhos por perto,tambem nao tenho medo,se eles quiserem fazer amizade,estamos de portas abertas,aqui temos varios animais,acordamos de 3 da manha para pegar comida nas fabricas,,estamos feio de ver luzes que crescem e derepente somem,um dia vou entrar em cotato com vcs pra provar tudo isso que relatei.

Anônimo disse...

Eu acredito em Deus. Sei que é muito loucura no plano lógico para muitos acreditar em Deus. Eu e outras pessoas ao redor do planeta tivemos provas vivas da existência de Deus, mas aí o argumento ateu é de que existe uma tal de alucinação em grupo. Claro, isso não é um bom argumento e não explica nada. Mas o que realmente importa é que com o que aprendo da Bíblia consigo viver melhor e mais feliz e fazer coisas boas para as outras pessoas. Se o ateu consegue fazer o mesmo, então, para mim, isso é excelente. Acho realmente incrível que ele consiga formular uma ética por si mesmo ou mesmo a tentativa de produzi-la já é algo muito bom. Um ateu que não é humanista não tem muito o que criticar o cristianismo. Ter um sonho, um desejo, um anseio, é muito importante e foram pessoas assim que mudaram o mundo. Muito se fala que os cristãos desrespeitam os ateus. Na verdade tem um grupo radical aí que desrespeita todo mundo... Mas existem ateus que não respeitam que as pessoas pensem diferente. E isso também não tem a menor lógica: se não existe Deus e acreditasse nisso, qual o sentido de se irritar com quem pensa diferente? Na verdade seria mais razoável julgar as pessoas pelas suas atitudes e ações, uma vez que os deuses não existam. Eu tenho excelentes amigos ateus, mas foi difícil para alguns compreenderem que eu não iria virar ateu por causa de seus argumentos. Depois percebi que a amizade realmente é algo que uni as pessoas a despeito de tudo e, em última instância, está o valor do ser humano.