quarta-feira, 31 de março de 2010

Marx está morto e não vai ressuscitar no domingo de Páscoa!

Karl Marx
Sim, meu caro leitor, Karl Marx está morto desde 1883 e suas idéia praticamente sepultadas após o fiasco da União Soviética consolidado pela queda do muro de Berlim em 1989. E ao que tudo indica nem Marx nem suas irão ressuscitar no domingo de Páscoa! No entanto, é interessante como uma esquerda anacrônica insiste em ver as antigas lutas de classes pela tomada dos bens de produção, vide as propagandas do PCdoB e do PSTU, eu acho que eles me lembram aqueles combatentes japoneses que não foram avisados do fim da II Guerra mundial. Resquícios dessa era apenas em alguns sítios arqueológicos situados na ilha da Fantasia dos irmãos Castro, na Coréia do Pirado Kim Jong II e por fim na China, que além da censura e o cerceamento as liberdades individuais, não possui muita coisa de comunista.

Parece-me que realmente não condiz com os dias atuais, aquela velha idéia obsoleta de convencer as pessoas a seguir uma doutrina para o interesse do partido bem comum usando rifles Kalashnikov. Eu acho que isso nunca ajudou na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Tampouco, condiz com a nossa realidade atual aquela velha idéia da oposição de classes entre os detentores dos meios de produção e contra operários. Eu acredito que no mundo atual, as mercadorias são basicamente idéias e os meios de produção por sua vez são uma coisas que as pessoas possuem, ou deveriam possuir, chamada cérebro.

Talvez em nenhum outro período histórico as idéias circularam tão livremente, talvez não na China, #GoodByeGoogleChina. Recentemente, li um artigo que achei fantástico onde era citado o caso de um carro desenvolvido por uma pequena empresa através da colaboração com uma comunidade de aficionados. Detalhe uma empresa de apenas 10 funcionários! Eu já tinha visto idéias interessantes similares a essa com produtos mais simples como lojas de camisetas onde as camisetas vendidas são desenhos submetidos pelos próprios usuários que são debatidos e votados, no entanto pelo que parece é possível ampliar essa idéia para produtos mais complexos.

Isso tudo me faz pensar se uma empresa com 10 funcionários e um grupo de colaboradores virtuais, consegue construir um carro, imagine o que não poderia ser feito caso grupos maiores resolvessem cooperar através desses novos meios. Eu acho que existem diversos exemplos de empresas da área de tecnológica que hoje são grandes impérios que surgiram praticamente de uma garagem, vide os exemplos do Google e da Microsoft.

Talvez no mundo de hoje as pessoas sejam capazes de vender soluções para os mais diversos tipos de problema sem necessariamente depender de uma SuperMegaHiperUltra estrutura. No mundo de hoje os meios de produção não são mais os empecilhos.

4 comentários:

Mônica Wesley disse...

Vc tá muito sério... come chocolate no domingo pra ficar mais alegre... E pode em enviar meu ovo da Pucca via sedex q chega a tempo. =***

Rachel Chagas disse...

Concordo com a Mônica, "você tá muito sério"!!
Mas posso te falar, eu acho que se dez pessoas por metro quadrado tivessem o mesmo empenho que tem ou, tinham para construir um carro, só que pra fazer o bem ou, ajudar o planeta... Acho que eu morreria bem orgulhosa do ser humano!

PS: morri de rir com seu comentário... uahuahuahauhaua... parabéns sempre pra mesma pessoa é sacanagem... auhauahuahuahauha

PS 2: FELIZ PASCOAAA!!

Beijo grande!

Leonardo Xavier disse...

Pow, Rachel eu acho que tem muita gente tentando fazer a diferença e não precisa nem ir tão longe assim. Tem um link para aquele ciclo de Palestras do TEDx que foi organizado na cidade de São Paulo, dá pra ver que tem muita gente procurando mudar o mundo e tentando fazer ele um lugar melhor.

Eu recomendo em particular a palestra do Denis Russo, que é um cara que eu elogio o tempo todo, a do Fábio Barbosa, a da Roberta Faria e a do Fernando Barreto, que fala de um projeto bacana que é o "Vote na Web". Por sinal eu acho que eu vou por até um link para esse último aqui nos recomendados do blog.

Rachel Chagas disse...

Hey, valeu pela dica, eu vi que você linkou aqui do lado... vou dar uma olhada... beijao!