quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Caramba nem acredito postaram o texto que eu escrevi no Contraditorium !

Segue abaixo um cópia do texto:
"Qual o Real Benefício de uma medalha Olímpica"

Eu acredito que durante um bom tempo a medalhas Olímpicas tenham sido uma forma de o Estado fazer propaganda. Meio que fazer o as pessoas terem orgulho daquele estado e obviamente quanto mais medalhas, melhor o seu país com seu respectivo governante. Hoje eu acho que os atletas servem mais de porta-estandarte para grandes corporações, mas também servem de exemplo de superação para as pessoas, especialmente para a juventude. Eu acho que exemplo de superação por dedicação e esforço pode ser algo positivo para mostrar o quanto é importante esforço e dedicação, sendo a medalha olímpica a coroa máxima. No entanto, eu acredito que do ponto de vista prático a contribuição acaba sendo realmente pequena. Eu acho que em geral, o esporte de alto desempenho não traz todo esse retorno para sociedade. Algumas vezes eu acredito que a sociedade como um todo valoriza certos ídolos de pouca utilidade prática, enquanto muitas pessoas que contribuem bastante para a sociedade são desvalorizadas. Raramente se tratam educadores que buscaram melhorar as condições de ensino nas suas escolas como ídolos, o reconhecimento a essas pessoas realmente é mínimo. E quanto aos bons alunos que se destacam em competições literárias, científicas e tecnológicas? Poucas vezes são efetivamente destacados na mídia ou mesmo premiados com bolsas de estudos em universidades particulares enquanto muitas vezes atletas os conseguem com bem mais facilidade. Eu acho que o valor para sociedade de um medalhista olímpico algumas vezes se torna ainda menor, na nossa cultura de brasileiros de muitas vezes achar que o atleta é um ser “abençoado”, que nasceu com um dom, e não como um indivíduo que teve que trabalhar muito e se sacrificar muito para conseguir alcançar seus objetivos. Resumidamente, eu acredito que as medalhas de olímpicas acrescentam pouco à sociedade, além de contribuir para autoestima da sociedade como nação(que a meu ver é um conceito que tende a cair com o passar dos anos).

Nenhum comentário: