domingo, 9 de agosto de 2009

Não me tragam os pardais de volta!

Depois de assistir cenas como essas é normal que se tenha certa decepção com o sistema democrático, algumas pessoas vão ficar mais indignadas, outras um pouco menos. Mas o que realmente me deixa perplexo nesses momentos de crise é como, às pessoas desistem da democracia facilmente e se dizem saudosas da finada ditadura. A clássica frase: "Na época da ditadura, você não via essas roubalheiras". Eu acho que o verbo ver é perfeito nessa sentença, você só não via, mas sempre esteve lá.

Eu não entendo essas atitudes é como as pessoas acham que abrir mão de seus direitos individuais, da liberdade de expressão, do direito a voto ajudará a moralizar a política nacional. Eu acho que em uma ditadura independente de qual a orientação dela, de direita ou de esquerda, as informações são sempre manipuladas por meios de comunicação “oficiais” ou censurados. Quem em plena consciência iria dar crédito a informação de ditaduras a respeito de índices de desenvolvimento social, violência policial, etc.

Eu acredito que algumas das coisas mais importantes na sociedade são o acesso a informação e a liberdade de escolha. Apesar de todos os problemas que ainda temos no sistema político brasileiro, mas por enquanto essas duas premissas básicas ainda são respeitáveis. Apesar de algumas vezes ocorrerem tentativas de nos negarem acesso à informação pelos políticos atuais, restringindo o acesso de repórteres a informações do senado dentre outras coisas. Mas eu acho que a liberdade dos meios de comunicação é imprescindível, eu mesmo gostaria de ver nos noticiários, a imprensa publicando pequenos dossiês no período das campanhas eleitorais, mostrando as obras políticas de cada um dos principais candidatos, os escândalos nos quais eles estiveram envolvidos, etc.

A democracia brasileira ainda é bastante jovem, talvez venha daí o fato de nosso sistema político apresentar certas deturpações, mas eu acredito que aos poucos construiremos um sistema mais justo, honesto e transparente. Infelizmente isso demanda um aprendizado por parte da sociedade. Este aprendizado político da sociedade brasileira pode até ser doloroso, votaremos e erraremos mais algumas vezes, elegeremos mais alguns corruptos votaremos de novos, alguns desses corruptos serão afastados pelos processos eleitorais aos poucos, nesse ínterim pagaremos o preço das nossas escolhas.

Alguns podem até dizer que é injusto pagar esse preço por que o “povo” é pouco instruído e manipulável, mas eu acho que em parte isso também é algo que a sociedade como um todo poderia colaborar de diversas formas: desde trabalho voluntário nas escolas públicas da comunidade ou através de apoio a ONGs que se propõem a ajudar a combater esses déficits.

O aprendizado algumas vezes pode ser bastante doloroso ou demorado, mas é fundamental para que a sociedade brasileira possa amadurecer o seu sistema democrático e que esse sistema reflita as características da nossa sociedade. Eu só espero que não demore muito...

Ah e pelo amor de Deus, não me tragam os pardais de volta!

Nenhum comentário: