terça-feira, 16 de junho de 2009

Como Transformar uma Democracia em Ditadura Populista

Ultimamente tem-se falado do terceiro mandato do candidato a ditador Presidente da república. Ao que parece a possibilidade de uma emenda constitucional para o terceiro mandato do Presidente Lula foi totalmente afastada devido à impossibilidade de a emenda ser aprovada em tempo hábil para que a ditadura candidatura pudesse ocorrer de maneira constitucional.

Honestamente, eu sou terminantemente contra um terceiro mandato. Independente de quem fosse candidato a ditador Presidente, portanto não me convém aqui discutir os méritos ou deméritos dos dois mandatos do Lula. Eu sou contra a legalização do 3º mandato, simplesmente pelo fato de acreditar que uma democracia de verdade necessita da pluralidade de idéias. Quando legitimamos um terceiro mandato, estamos mantendo uma corrente ideológica por tempo demais no poder e conseqüentemente dando poder demais a essa corrente para que ela possa esmagar as demais correntes ideológicas. Isto faz com que sem percebermos, passemos de uma democracia a ditadura populista num piscar de olhos. Alguém se lembra de um certo ditador Austríaco na Alemanha do século XX ?? E de um certo venezuelano cheio de petróleo ?

2 comentários:

andrade disse...

Quer dizer que se uma coisa é boa, não pode ficar muito tempo, pq precisamos variar entre coisas boas e coisas ruins!?
Uma coisa é alguem a muito tempo no mandato, pq a maioria quer. Outra coisa é alguém no mandato, por força, sem dar direito a escolha

Leonardo disse...

Na verdade a questão é você consegue manter alguém no poder por muito tempo e manter diversidade de idéias!?
Segundo eu acho que a permanência por muito tempo no poder cria a imagem de um guia pra nação, e deixar o destino de um povo depender somente de um homem não é arriscado demais ??