quarta-feira, 24 de junho de 2009

Conflitos

Outro dia desses, eu estava refletindo sobre os conflitos, eu acho que para a maioria das pessoas muitas vezes os conflitos parecem ser ruins, eles representam irritação ou algo desagradável. Eu particularmente acredito que os conflitos são algo extremamente positivo. Desde que saibamos lidar com eles.

Hamas

Calma aí! Não é esse tipo de conflito que eu tou falando

Na verdade falta conflito no mundo de hoje. Em plena era da informação a impressão que eu tenho é que existem cada vez menos debates. Não se vê a sociedade discutindo grandes e na maioria das vezes as discussões que existem são pobres. Eu acredito que isso seja reflexo do sistema educacional, pois muitas vezes as pessoas são simplesmente educadas a acreditar em tudo que nos é passado pela figura de mestre. As pessoas não são ensinadas a indagar, questionar ou mesmo fazer sugestões. A maioria das vezes o aluno que tenta questionar algum ponto de vista ou mesmo tenta discutir algum tópico com mais profundidade é tido como aluno problema.


A minha questão é: Que tipo de pessoas estamos formando com essa educação baseada no sistema “Siga o Guia”? Será que não estamos educando pessoas para seguir ordens sem pensar e com isso estamos criando nossas próprias versões do Hamas, talvez um pouco mais ocidentalizados e moderados.


Eu acredito que ao ensinarmos a juventude a não questionar e evitar conflitos estamos criando uma massa de pessoas incapazes de tomar decisões próprias. Eu acredito que em todas as sociedades sempre haverá conflitos de interesses entre grupos e entre indivíduos. Eu acho que sairão na frente aqueles que souberem lidar com os conflitos e usar o censo crítico. Pois estes saberão negociar melhor e saberão quais interesses podem ou não ser sacrificados em prol de interesses maiores.


Os conflitos deveriam ser vistos como oportunidades para aprender um pouco mais sobre o ponto de vista do outro e aprender com as diferenças, ou seja, muitas vezes ao fugir de conflitos estamos perdendo oportunidades ricas de entender as pessoas com quem convivemos. Mas calma aí, eu não estou dizendo para ninguém sair por aí discutindo por qualquer motivo. No entanto não deixe de ter e demonstrar uma opinião diferente da maiorias das pessoas, por exemplo.


A meu ver, as idéias divergentes devem ser confrontadas, desses confrontos surgem novas idéias, que provavelmente terão um valor agregado muito maior, ou seja, os conflitos são algo extremamente necessário pra o processo evolutivo das sociedades. Ou como dizia o velho Machado com seu personagem Quincas Borbas:


“Ao vencedor, as batatas”

Nenhum comentário: